Inspirando-se em teorias contemporâneas de comunicação e cultura, o projeto utiliza o storytelling interativo como uma ferramenta para desestabilizar olhares normativos e construir novas perspetivas sobre a produção e o consumo de conteúdos mediáticos. A proposta parte da recolha de narrativas locais e da criação de conteúdos multimédia que serão exibidos em espaços culturais e sociais, como museus, bibliotecas e associações, promovendo uma leitura crítica do património imaterial da comunidade.
No centro deste projeto está a questão do sujeito como participante ativo na sociedade, envolvido num fluxo constante de mediação e produção de significados culturais. Ao envolver múltiplas gerações e contextos, o projeto interroga as formas dominantes de consumo de imagens e narrativas, propondo um modelo comunicacional disruptivo e participativo.
Duração
Início: ano letivo 2024/2025 (Janeiro de 2025)
Fim: ano letivo 2025/2026 (Julho de 2026)
Metodologia
A metodologia combina recolha de histórias, prototipagem de instalações interativas e interação direta com os participantes. Durante o primeiro ano, serão mapeadas narrativas e produzidos conteúdos audiovisuais que integram estas histórias locais. No segundo ano, o projeto será implementado em espaços selecionados, promovendo a interação com o público e testando os limites entre sujeito, media e artefacto. O projeto será desenvolvido em duas fases:2024-2025:
- Levantamento e recolha de histórias individuais.
- Produção de conteúdos audiovisuais.
- Mapeamento de espaços para exposição.
2025-2026:
- Implementação das exposições nos espaços selecionados.
- Interação direta com os participantes através de instalações interativas.
Valores UNESCO
Ao explorar narrativas locais e valorizar histórias que muitas vezes permanecem invisíveis, o projeto reforça a importância da diversidade de vozes e perspetivas, alinhando-se com os objetivos da UNESCO de proteger e promover a diversidade cultural como base para sociedades mais justas e inclusivas. Por meio do uso de ferramentas interativas e multimédia, “Cartografias da nossa terra” amplia o acesso à cultura e à educação, convidando a comunidade a envolver-se ativamente na produção e no consumo de narrativas culturais. Este projeto contribui para a disseminação dos seguintes valores UNESCO:- Promoção da diversidade cultural
- Educação inclusiva e de qualidade
- Preservação do património cultural imaterial
- Interatividade e participação ativa
- Consolidação de comunidades sustentáveis
- Capacitação e desenvolvimento de competências
- Sensibilização e conscientização cultural
Outputs
Os resultados deste projeto incluem a produção de exposições interativas, catálogos e publicações académicas, contribuindo para o campo dos Estudos Culturais ao oferecer um modelo replicável e adaptável a diferentes contextos culturais. Alinhado com os objetivos da UNESCO, o projeto promove a diversidade cultural, a inclusão educativa e a preservação do património cultural imaterial.
“Cartografias da nossa terra” não é apenas uma reflexão sobre a cultura contemporânea, mas também uma prática ativa de desconstrução e reconstrução de narrativas, oferecendo à comunidade ferramentas para se reconhecer e se reimaginar no contexto das suas próprias histórias. Para mais informações, contacte Sílvia Pinto através do email silvia.pinto@ipleiria.pt ou visite o site do Clube UNESCO.
Contactos e Informações
Coordenação do projeto "Cartografias da nossa terra":Sílvia Pinto
Professora Adjunta na ESECS - Politécnico de Leiria
📧 silvia.pinto@ipleiria.pt
Equipa do projeto "Cartografias da nossa terra":
Sílvia Pinto; Francisco Vaz Aguiar; Gonçalo Costa; Tomás Trindade; Maxim Coliban; Diogo Novo Domingos; Francisco Miguel da Silva Simões; Xavier Venceslau Clemente; Diogo Guilherme Patrício Luís; Luís Manuel de Vasconcelos Velasco.