Projeto Art4Community
Uma proposta de intervenção artística e educativa para o desenvolvimento cultural inclusivo
O projeto Art4Community constitui uma proposta interdisciplinar e interinstitucional que articula duas unidades curriculares — Educação Estética e Artística (Licenciatura em Educação Básica) e Projeto de Intervenção em Educação e Formação (Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário) — num esforço colaborativo orientado para a criação de sinergias pedagógicas, culturais e sociais.
Inscrevendo-se no domínio das práticas pedagógicas críticas e da educação artística, esta iniciativa visa promover o desenvolvimento de competências expressivas, reflexivas e comunitárias, através de metodologias que privilegiam a co-criação, a participação ativa e a valorização da diversidade cultural. O projeto tem como eixo estruturante a produção de episódios de podcast, concebidos enquanto dispositivos educativos e artísticos que exploram, em profundidade, a relação entre arte, escola, cultura e comunidade.
Neste contexto, a arte é compreendida não apenas como expressão estética, mas como ferramenta epistemológica e política, capaz de mediar processos de construção identitária, de pertença e de cidadania cultural. Tal perspetiva aproxima-se de uma abordagem pós-disciplinar da educação artística e inscreve-se nos paradigmas contemporâneos dos estudos culturais críticos, ao valorizar a experiência quotidiana e a pluralidade de vozes como elementos centrais na construção de conhecimento.
O projeto parte de uma metodologia colaborativa baseada em quatro eixos fundamentais:
- Diagnóstico inicial e definição dos contextos educativos e sociais de intervenção;
- Co-criação de conteúdos em diálogo entre estudantes de diferentes ciclos de ensino;
- Produção artística orientada por práticas de escuta ativa, storytelling e investigação narrativa;
- Monitorização reflexiva dos processos, impactos e aprendizagens, com enfoque na avaliação formativa e na inclusão pedagógica.
Assente numa lógica de transformação social e educativa, o projeto Art4Community propõe-se, assim, como um espaço de experimentação, de criatividade e de produção cultural situada, envolvendo ativamente estudantes, docentes e comunidades. A sua inscrição no Clube para a UNESCO de Inovação e Desenvolvimento Cultural reforça o compromisso com uma educação voltada para os direitos culturais, para a justiça social e para o reconhecimento da diversidade como valor educativo fundamental.
Enquanto laboratório de práticas culturais emergentes, o projeto fomenta a articulação entre arte, educação e desenvolvimento local, contribuindo para a criação de ecossistemas de aprendizagem mais plurais, sensíveis e comprometidos com os desafios do mundo contemporâneo.
Duração:
Março a Junho de 2025
Metodologia:
O projeto Art4Community assenta numa metodologia participativa e crítica, que articula ensino, investigação e intervenção cultural a partir do cruzamento entre arte, educação e comunidade. A abordagem metodológica é estruturada em quatro etapas complementares:
- diagnóstico;
- co-criação;
- experimentação artística;
- monitorização reflexiva.
O projeto Art4Community está integrado na iniciativa EPIC +Plural, que visa promover práticas educativas inclusivas e inovadoras. Este alinhamento baseia-se nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), uma abordagem pedagógica que procura minimizar as barreiras existentes no ambiente escolar, permitindo que todos os alunos possam aprender, independentemente das suas necessidades individuais. Ao adotar o DUA, o projeto assegura que os objetivos educacionais, métodos, materiais e avaliações sejam flexíveis e acessíveis a todos os estudantes, promovendo uma aprendizagem equitativa e eficaz.
Valores UNESCO:
O projeto Art4Community alinha-se com três valores fundamentais da UNESCO que orientam a sua prática educativa e cultural. Em primeiro lugar, destaca-se a Educação para Todos, ao promover o acesso equitativo ao conhecimento através de metodologias inclusivas e participativas. Em segundo, valoriza-se a Diversidade Cultural e o Respeito pela Diferença, integrando múltiplas vozes e experiências nos processos criativos e formativos. Por fim, o projeto assume um compromisso com a Inovação e Produção de Conhecimento, utilizando abordagens contemporâneas como o podcast para fomentar a expressão crítica, a experimentação e a cidadania ativa.
Outputs:
- Episódios de Podcast que abordam criticamente a interseção entre arte, cultura, educação, comunidade e escola.
- Portefólios de Projeto detalhados que documentam todo o processo de criação do podcast, desde a pesquisa inicial até à análise crítica do produto final. Este documento inclui referências teóricas, inspirações, desenvolvimento criativo e reflexões sobre os desafios e aprendizagens ao longo do projeto.
Contactos e informações:
- Cristiana Madureira, docente da UC Projetos de Intervenção em Educação e Formação - Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
- Sandrina Milhano, docente da UC Educação Estética e Artística - Licenciatura em Educação Básica
- William Cantú, docente da UC Educação Estética e Artística - Licenciatura em Educação Básica
Membros do projeto:
Docentes: Cristiana Madureira, Sandrina Milhano, William Cantú; Estudantes da UC de Educação Estética e Artística da Licenciatura em Educação (2º semestre, ano letivo 2024/2025) e estudantes da UC Projetos de Intervenção em Educação e Formação - Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário (2º semestre, ano letivo 2024/2025).
📧 cristiana.madureira, sandrina.milhano, william.cantu [@ipleiria.pt]