Uma proposta de intervenção artística e educativa para o desenvolvimento cultural inclusivo

O projeto Art4Community constitui uma proposta interdisciplinar e interinstitucional que articula duas unidades curriculares — Educação Estética e Artística (Licenciatura em Educação Básica) e Projeto de Intervenção em Educação e Formação (Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário) — num esforço colaborativo orientado para a criação de sinergias pedagógicas, culturais e sociais.
Inscrevendo-se no domínio das práticas pedagógicas críticas e da educação artística, esta iniciativa visa promover o desenvolvimento de competências expressivas, reflexivas e comunitárias, através de metodologias que privilegiam a co-criação, a participação ativa e a valorização da diversidade cultural. O projeto tem como eixo estruturante a produção de episódios de podcast, concebidos enquanto dispositivos educativos e artísticos que exploram, em profundidade, a relação entre arte, escola, cultura e comunidade.
Neste contexto, a arte é compreendida não apenas como expressão estética, mas como ferramenta epistemológica e política, capaz de mediar processos de construção identitária, de pertença e de cidadania cultural. Tal perspetiva aproxima-se de uma abordagem pós-disciplinar da educação artística e inscreve-se nos paradigmas contemporâneos dos estudos culturais críticos, ao valorizar a experiência quotidiana e a pluralidade de vozes como elementos centrais na construção de conhecimento.
O projeto parte de uma metodologia colaborativa baseada em quatro eixos fundamentais:
- Diagnóstico inicial e definição dos contextos educativos e sociais de intervenção;
- Co-criação de conteúdos em diálogo entre estudantes de diferentes ciclos de ensino;
- Produção artística orientada por práticas de escuta ativa, storytelling e investigação narrativa;
- Monitorização reflexiva dos processos, impactos e aprendizagens, com enfoque na avaliação formativa e na inclusão pedagógica.
Assente numa lógica de transformação social e educativa, o projeto Art4Community propõe-se, assim, como um espaço de experimentação, de criatividade e de produção cultural situada, envolvendo ativamente estudantes, docentes e comunidades. A sua inscrição no Clube para a UNESCO de Inovação e Desenvolvimento Cultural reforça o compromisso com uma educação voltada para os direitos culturais, para a justiça social e para o reconhecimento da diversidade como valor educativo fundamental.
Enquanto laboratório de práticas culturais emergentes, o projeto fomenta a articulação entre arte, educação e desenvolvimento local, contribuindo para a criação de ecossistemas de aprendizagem mais plurais, sensíveis e comprometidos com os desafios do mundo contemporâneo.
Duração:
Março a Junho de 2025
Metodologia:
O projeto Art4Community assenta numa metodologia participativa e crítica, que articula ensino, investigação e intervenção cultural a partir do cruzamento entre arte, educação e comunidade. A abordagem metodológica é estruturada em quatro etapas complementares:
- diagnóstico;
- co-criação;
- experimentação artística;
- monitorização reflexiva.
O projeto Art4Community está integrado na iniciativa EPIC +Plural, que visa promover práticas educativas inclusivas e inovadoras. Este alinhamento baseia-se nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), uma abordagem pedagógica que procura minimizar as barreiras existentes no ambiente escolar, permitindo que todos os alunos possam aprender, independentemente das suas necessidades individuais. Ao adotar o DUA, o projeto assegura que os objetivos educacionais, métodos, materiais e avaliações sejam flexíveis e acessíveis a todos os estudantes, promovendo uma aprendizagem equitativa e eficaz.
Valores UNESCO:
O projeto Art4Community alinha-se com três valores fundamentais da UNESCO que orientam a sua prática educativa e cultural. Em primeiro lugar, destaca-se a Educação para Todos, ao promover o acesso equitativo ao conhecimento através de metodologias inclusivas e participativas. Em segundo, valoriza-se a Diversidade Cultural e o Respeito pela Diferença, integrando múltiplas vozes e experiências nos processos criativos e formativos. Por fim, o projeto assume um compromisso com a Inovação e Produção de Conhecimento, utilizando abordagens contemporâneas como o podcast para fomentar a expressão crítica, a experimentação e a cidadania ativa.
Outputs principais:
- 25 Episódios de Podcast que abordam criticamente a interseção entre arte, cultura, educação, comunidade e escola.
- 25 Portefólios de Projeto detalhados que documentam todo o processo de criação do podcast, desde a pesquisa inicial até à análise crítica do produto final. Este documento inclui referências teóricas, inspirações, desenvolvimento criativo e reflexões sobre os desafios e aprendizagens ao longo do projeto.
- 1 Póster Científico apresentado nas Jornadas EPIC que sintetiza visualmente os principais resultados, metodologias e contributos do projeto para a investigação em práticas artísticas e educativas.
- 1 Artigo Científico publicado na Brazilian Creative Industries Journal, que aprofunda a análise crítica do processo e dos resultados, enquadrando teoricamente as interseções entre arte, cultura, educação e comunidade.
Contactos e informações:
Participantes do projeto:
- Cristiana Madureira, docente da UC Projetos de Intervenção em Educação e Formação - Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
- Sandrina Milhano, docente da UC Educação Estética e Artística - Licenciatura em Educação Básica
- William Cantú, docente da UC Educação Estética e Artística - Licenciatura em Educação Básica
Estudantes da UC de Educação Estética e Artística da Licenciatura em Educação (2º semestre, ano letivo 2024/2025) e estudantes da UC de Projetos de Intervenção em Educação e Formação - Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário (2º semestre, ano letivo 2024/2025) da ESECS.
- Estudantes EEA/EB: Adriana Alberto, Afonso Oliveira, Ainara Vila, Alba Fernandez, Alexandra Gomes, Ana Costa, Ana Fernandes, Ana Fonseca, Ana Gomes, Ana Lima, Ana Silva, Anaísa Ferreira, Ângela Pereira, Bárbara Silva, Beatriz Freixieiro, Beatriz Lopes, Beatriz Ribeiro, Bianca Grave, Blanca Prior, Bruna Braz, Bruna Sousa, Carina Rocha, Carolina Azevedo, Carolina Ferreira, Carolina Graça, Carolina Rato, Carolina Samora, Catarina Ervilha, Catarina Roque, Constança Fernandes, Cristina Francisco, Daniela Quinzico, Daniela Silva, Diana Natário, Diana Patrocínio, Elena Landete, Elisa Ramos, Filipa Martinho, Flávia Silva, Francisca Silva, Gabriela Bastos, Hilário Peixe, Inês Cação, Inês Martinho, Inês Saldanha, Inês Silva, Jéssica Conceição, Jéssica Filipe, Joana Ferreira, Joana Ferreira, Joana Norberto, Joana Pereira, Joana Sousa, Jose Tirado, Juliana Jordão, Karolina Pyszka, Kawany Silva, Lara Duarte, Lara Rodrigues, Lara Susano, Laura Martinez, Letícia Martins, Lisângela Taraveira, Luisa Morais, Madalena Ribeiro, Mafalda Costa, Mafalda Rodrigues, Maria Batista, Maria Clemente, Maria da Conceição de J.J Batista, Maria Ferreira, Maria Gouveia, Maria Jordão, Maria Marques, Maria Moço, Maria Pacheco, Maria Reis, Maria Santos, Mariana Brás, Mariana Ferreira, Mariana Gomes, Mariana Nunes, Mariana Rebelo, Marta Mendes, Martinha Antunes, Matilde Domingues, Matilde Martins, Matilde Matias, Matilde Oliveira, Matilde Pereira, Matilde Rodrigues, Meiga Monteiro, Mónia Marques, Natália Melnyk, Raquel Malta, Raquel Mota, Ricardo Frazão, Rita Gomes, Rita Pereira, Rosana Silva, Rute Lopes, Sabrina Alves, Sara Allu, Sara Neves, Sara Pereira, Sara Rodrigues, Severina Antunes, Sofia Esperança, Sueny Silva, Sílvia Lourenço, Tânia Sécio, Tatiana Costa, Tiago Gomes, Violeta Sousa.
- Estudantes PIEF/MCE-EDC: Beatriz Zambujo, Cheila Vermelhudo, Filipa Domingues, Florbela Ruivo, Joana Pereira, Julieta Zina, Luana Melancia, Luciana Rei, Mariana Gomes, Mariana Rebelo, Meiga Monteiro, Raquel Mota, Rosana Silva, Sueny Silva, Tânia Sécio, Violeta Sousa.
Posters do Projeto



















