Mobilidade Docente na Uniba — Itália: o futuro da educação em debate

Mobilidade Docente na Uniba — Itália: o futuro da educação em debate

Em maio deste ano, os professores William Cantú e Sandrina Milhano — membros do Clube UNESCO de Inovação e Desenvolvimento Cultural da ESECS — participaram numa mobilidade docente na Università degli Studi di Bari Aldo Moro (Uniba), no sul de Itália, no âmbito do programa Erasmus+.

Durante a mobilidade, os docentes dinamizaram uma atividade pedagógica inspirada nos princípios da Futures Literacy, uma competência promovida pela UNESCO que visa capacitar indivíduos e comunidades a imaginarem e utilizarem o pensamento futuro de forma crítica e transformadora. As duas sessões, intituladas “Future Scenarios for Education: Leveraging Future Literacy for Transformative Learning” e “Languages of cultural innovation from trends to the future of creative thinking”, partiram de uma abordagem especulativa para pensar os desafios que atravessam os sistemas educativos contemporâneos.

Através de exercícios de visualização criativa, backcasting, desenho de cenários futuros, análise de tendências culturais e debates abertos, os participantes foram convidados a imaginar futuros possíveis para a educação, com o intuito de questionar pressupostos estabelecidos através dos valores UNESCO e revelar alternativas emergentes.

Esta iniciativa insere-se na missão do Clube para a UNESCO de IDC, que procura potenciar práticas educativas inovadoras, inclusivas e culturalmente conscientes, alinhadas com os objetivos da Agenda 2030 e com o compromisso de promover o acesso alargado ao pensamento estratégico e cultural como ferramenta para desenvolver a cidadania crítica. A mobilidade contou com o acolhimento institucional da professora Stefania Massaro, responsável pelos programas de mobilidade na Uniba, e reforçou os laços de cooperação entre as instituições, promovendo a partilha de metodologias pedagógicas orientadas para a transformação cultural e educativa.