Com o projeto Arts4Community, a arte foi entendida como linguagem crítica, cultural e política, convocada como forma para repensar os modos de habitar a escola, a cidade e as identidades contemporâneas. Mais do que um projeto, afirmou-se como um espaço de escuta, criação e transformação cultural, alimentando o compromisso do Clube para a UNESCO - IDC com uma educação mais justa, plural e culturalmente situada.
Entre março e junho de 2025, decorreu o projeto Arts4Community – Incluir, Sensibilizar e Desenvolver para a Diversidade Cultural, uma iniciativa promovida pelo Clube para a UNESCO de Inovação e Desenvolvimento Cultural em articulação com a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
Assente nos paradigmas críticos da intervenção em educação e inovação e nas práticas da educação artística contemporânea, o projeto Arts4Community apostou numa abordagem colaborativa e situada, convocando docentes, estudantes e comunidade para pensar e agir em torno da inclusão, da cidadania cultural e da diversidade como valor educativo.
Entre os principais resultados do projeto destacam-se:
- A produção de 25 episódios de podcast como dispositivos de mediação artística e educativa, onde se discutem as interseções entre arte, cultura, escola e comunidade;
- A elaboração de 25 portefólios de projeto, que documentam todo o processo criativo, incluindo referências teóricas, estratégias de co-criação, reflexões críticas e aprendizagens;
- A apresentação de um póster científico nas Jornadas EPIC (2024), sintetizando os principais contributos da iniciativa para o campo da educação artística e do desenvolvimento comunitário;
- A publicação de um artigo científico na Brazilian Creative Industries Journal, com análise aprofundada do projeto e do seu enquadramento teórico-metodológico.
Ao integrar os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a iniciativa garantiu acessibilidade e equidade nos processos educativos, promovendo uma aprendizagem sensível às diferenças e orientada para o bem comum.
O projeto inscreve-se ainda nos valores fundamentais da UNESCO, nomeadamente a Educação para Todos, o Respeito pela Diversidade Cultural e a Promoção da Inovação e Produção de Conhecimento, e contribui diretamente para oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais os ODS 4, 10 e 11.
Para mais informações sobre as atividades, consulte a página oficial do projeto.